Tempo de leitura: 4 minutos
Conhecer o seu Perfil para os Investimentos é muito importante, pois te traz segurança e liberdade para escolher onde aplicar seu dinheiro. Muitas pessoas me perguntam, “tenho um dinheiro parado na poupança, onde posso investir para render mais juros? ”, ou “onde você investe seu dinheiro? ”, ou ainda “qual é o melhor investimento que existe? ”, e para todas as perguntas a resposta é a mesma, depende!
Isto porque não existe o melhor investimento, existe o mais adequado para você! Pois, várias questões devem ser consideradas ao escolher onde alocar seu dinheiro. É importante considerar qual o valor a ser aplicado, por quanto tempo pode deixa-lo investido, qual a rentabilidade esperada, o risco a que pode estar submetido e o mais importante qual é a finalidade daquele investimento.
Segurança x Rentabilidade x Liquidez (Prazo)
Ao escolher seu investimento, deve considerar estes três fatores e a relação existente entre eles.
A Segurança está relacionada ao risco a que ele pode estar submetido. Existem aplicações que são muito seguras, como a poupança, onde você tem uma probabilidade muito pequena de “perder dinheiro” (só nos casos quando o rendimento dela perde para a inflação – mas isso é assunto para outro artigo – ou caso o banco venha a falir, e neste caso você está assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito).
Em contraponto, existem investimentos que não te oferecem segurança e nem garantias, como por exemplo, o mercado de ações. Nele você compra ações de uma determinada empresa hoje e pode ter o seu capital dobrado em um prazo curto bem como pode acontecer de não ter retorno e ainda perder todo o dinheiro que foi investido.
A Rentabilidade é o retorno que você vai ter com o investimento. Existem alguns que você já sabe qual será o seu retorno no momento da aplicação e tem outros que não é possível estimar qual será a rentabilidade (como no caso das ações, pode ser positiva ou negativa, grande ou pequena).
A Liquidez é um outro fator muito importante. Ela está relacionada ao tempo necessário para que o dinheiro fique disponível. Em um investimento com Liquidez imediata, tipo a poupança, você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento. Entretanto, existem outros com datas de vencimento definidas nos quais não é possível o resgate antecipado ou, caso seja permitido, você pode perder parte do seu capital ou dos juros.
Diante do exposto, podemos fazer as seguintes análises gerais sobre os investimentos:
- Quanto mais tempo puder deixar seu dinheiro investido (menor liquidez), melhores serão as taxas de juros que pode conseguir (rentabilidade).
- Quanto maior for a liquidez de um investimento (disponibilidade imediata) menores são as taxas de juros (rentabilidade).
- Quanto mais seguras as aplicações (“sem riscos”), menores as taxas de juros (rentabilidade).
- Quanto maiores os riscos das aplicações maiores as chances de ganho, mas também existem possibilidades de perdas.
Perfil Investidor
Existem três perfis de investidores: Conservador, Moderado e Arrojado (também conhecido como Agressivo). A principal diferença entre eles é a tolerância do Investidor ao risco a que o dinheiro pode se submeter.
O Investidor Conservador é aquele que tem pouca tolerância ao risco, ou seja, prefere aplicações que sejam mais seguras (muitas vezes protegidas pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito) mesmo que tenham uma rentabilidade menor, pois tem como forte característica a preservação de seu patrimônio. Os investidores Conservadores tendem a manter a maior (ou a totalidade) do seu capital na Renda Fixa, prezando segurança e capitalização no longo prazo.
O Moderado é aquele que quer obter uma boa rentabilidade, porém, também pensa na preservação de seu patrimônio. Tem como principal característica a versatilidade pois, opta por mesclar investimentos de Renda Fixa e Variável de modo a aliar a segurança desejada com um bom retorno dos juros.
Já o Investidor Arrojado é aquele que preza a rentabilidade do investimento, mesmo submetido a riscos maiores. É importante que o investidor com esse perfil tenha um certo nível de conhecimento sobre os investimentos e do mercado para que saiba ponderar entre o retorno e o risco, visto que ele é o responsável por suas decisões e consequentemente seus resultados, ganhos ou perdas.
Conclusão
Independente de qual seja o seu Perfil é interessante diversificar os investimentos entre renda fixa e variável, ponderando entre a segurança, liquidez e rentabilidade.
No caso dos Conservadores, é recomendado colocar uma pequena parte capital na renda variável, priorizando a rentabilidade à segurança para potencializar seus ganhos sem oferecer riscos significativos ao patrimônio.
Para os Arrojados, é interessante ter uma parte alocada na renda fixa para proporcionar segurança, que pode até auxiliar nas tomadas de decisões da renda variável, visto que, pode ousar mais sabendo que parte do seu patrimônio está seguro.
Enfim, independente de qual seja o seu Perfil, o mais importante é identifica-lo para que possa escolher seus investimentos com mais liberdade e segurança.
E você, descobriu qual é o seu Perfil Investidor? Deixa aqui nos comentários qual é o seu Perfil!