Sobre nosso Propósito

Guimel (pronuncia-se Guímel com a sílaba tônica no i) é a terceira letra do alfabeto hebraico representada pelo pictograma “ג“.

Em hebreu antigo esta palavra está relacionada a caminhar, transportar, dar e doar.

Guimel deriva da palavra raiz Gamal que representa um Camelo (que é o símbolo do pictograma acima) e significa independência.

É com este espírito que nasce o canal Guímel – Educação Financeira com Propósito, que vem com o intuito de compartilhar e trocar conhecimentos, informações e experiências relacionados a educação financeira.

Aqui você acompanhará tudo que envolve finanças pessoais, economia, finanças comportamentais, psicologia comportamental, investimentos e empreendedorismo. Tudo isso relacionado tem potencial para provocar mudanças extraordinárias na sua vida.

Nosso propósito é contribuir para que você se torne mais livre e consciente financeiramente, de modo que você consiga atingir todos os seus sonhos.

Falar sobre finanças pessoais pode parecer chato por ser um assunto que é muito pouco discutido nos lares, nas escolas e nas empresas.

No entanto é possível torná-lo mais simples, desde que façamos um esforço inicial para nos interessarmos em buscar informações de qualidade para aprender a fazer boas escolhas.

Os resultados que você conseguirá obter serão os seus maiores motivadores.

Nós lhe convidamos para fazermos um Brasil melhor.

Este pais só será próspero quando todos nós brasileiros soubermos lidar com o dinheiro de maneira livre e tendo consciência das nossas escolhas financeiras.

Venham conosco nesta jornada!


Sobre os Autores:

Sou Carlos Eduardo Dutra, ou simplesmente Cadu.

Nasci no ano de 1979  e fui criado no interior de Minas Gerais, local onde resido atualmente.

Casado e sem filhos por enquanto.

Me formei em Ciência da Computação em 2001 pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo pós graduação em Gestão de TI.

Atuo no mercado de tecnologia voltado para a área financeira desde 2002.

Gosto de tecnologia, comportamento, finanças, economia, liderança, política, literatura e música.

Acredito que viemos a este planeta para evoluirmos como pessoas e não simplesmente para passearmos. As mudanças em nossa sociedade cabe a cada um de nós.

No entanto, prosperar materialmente também faz parte da nossa evolução como humanidade.

Não obstante, despertei o meu interesse pelas finanças pessoais e para Educação Financeira após muitos anos de ignorância.

O que contribuiu para o meu despertar foram as minhas próprias vivências e frustrações e a situação financeira de muitas pessoas próximas a mim.

E mais do que isso, o cenário desolador que a maioria dos Brasileiros se encontram foi o que mais provocou mudanças na minha maneira de ver a vida.

Pessoas estas que chegaram na fase madura da vida com pouca ou nenhuma renda. Pessoas endividadas por gastarem mais do que ganham. Pessoas que de algum modo são atingidas diariamente pelos juros exorbitantes do sistema brasileiro.

São sonhos desperdiçados, sonhos incompletos e que se perdem no meio de uma vida.

Neste sentido, planejar e ter uma vida financeira saudável é acima de tudo respeitar sua dignidade e todo o trabalho construído e suor despendido ao longo de uma vida inteira.

É por isso que assumi como propósito transformar a minha vida financeira e contribuir também para transformar a vida das pessoas.

Não se envergonhe por seus fracassos, aprenda com eles e comece novamente

Richard Branson

Grande abraço e prosperidade a todos!


Elifázio Bernardes
Elifázio Bernardes

Olá, meu nome é Elifázio Bernardes da Silva, profissional de tecnologia da informação, investidor e blogueiro.

Há mais de 15 anos trabalho com desenvolvimento de sistemas. Atuo principalmente como analista de sistemas, engenheiro de software e desenvolvedor.

Desde muito novo aprendi alguns valores importantes sobre dinheiro, empreendedorismo e o poder transformador da educação. Nas minhas buscas por conhecimento sobre dinheiro, investimentos e criação de riqueza eu descobri que a educação financeira poderia transformar minha vida radicalmente, me proporcionando liberdade e qualidade de vida.

Desde então passei a praticar a educação financeira como estilo de vida, em busca da verdadeira liberdade dentro de um horizonte de 7 a 10 anos.

Todo o esforço dedicado aqui, tem como objetivo fazer uma curadoria do melhor conhecimento que estou estudando, aprendendo, praticando e selecionando o que funciona de verdade.

Sempre que escrevo algum conteúdo eu penso em minha filha, pois eu quero que ela tenha acesso a um conhecimento que não é ensinado em escolas e que pode mudar a vida dela para muito melhor desse muito nova, poupando ela de viver na escassez ou preso no castelo de areia da classe média.

Todo esta experiência acumulada, juntamente com todo o estudo que venho desenvolvendo e alimentado pela busca de um propósito que impacte positivamente na vida da minha filha, minha família, de pessoas próximas e do mundo, me motivou a iniciar este projeto.

O conhecimento e a informação só tem valor se mudar a vida das pessoas. Por isso acredito muito que criar este espaço para compartilhar informação de valor é fundamental para criarmos um ambiente para evoluirmos juntos para o próximo nível e atingir nossos objetivos de vida, seja ele qual for.

Minhas áreas de interesse é tecnologia da informação, educação financeira, investimentos, empreendedorismo, música, livros e bicicletas.

Educação transforma – Ozires Silva

Meu desejo é que de alguma forma, o conteúdo aqui compartilhado tenha algum valor e em algum nível mude sua vida para melhor.

[]s
Elifázio Bernardes