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O artigo “quem é o bobo, o esperto, o malandro e o viciado no mercado automotivo?” é a quinta parte da série “Plano de investimento“, onde mostro como usar conceitos de educação financeira na prática para realizar sonhos.
O artigo anterior eu comentei sobre um lançamento bastante aguardado por mim e pelo mercado.
Importante:
Caso você não tenha lido os artigos anteriores, é recomendável voltar e ler para entender toda a história:
Plano de investimento: o que você quer para o futuro da mobilidade?
Neste artigo iremos ver como estou após ter completado um ano desde que comecei com este plano para realizar o sonho de comprar um carro novo pagando a metade do valor.
Mas antes vamos descobrir quem é o bobo, o esperto, o malandro e o viciado no mercado de veículos novos e usados do Brasil.
O bobo, o esperto, o malandro e o viciado
Acompanhando um pouco mais de perto o mercado de veículos, descobri algo realmente bem intrigante.
Existe uma espécie de bolha no mercado de automóveis novos e usados do Brasil.
Já é conhecido de todos que o motor propulsor deste mercado é o crédito. Por ser um bem de consumo de alto valor, a maioria das pessoas compram o carro financiado, por financeiras e bancos.
Adicionalmente, o final de 2019 foi marcado por algo já alertado pelos japoneses da Toyota. As vendas diretas atingiram uma marca ao redor dos 50% de todo mercado de novos.
Qual o problema do mercado de vendas direta?
Este é mais um daqueles jeitinhos, ou seja, solução de contorno para uma situação complicadíssima de resolver.
Não é novidade para ninguém que nossos carros são caríssimos e muito disso é culpa da alta carga de tributos do nosso país.
Neste cenário, as montadoras criaram um jeitinho para vender o carro diretamente para o consumidor final com menos tributos, já que eliminou um intermediário da cadeia de distribuição, a concessionária.
A concessionária nesta história faz a intermediação da venda, mas não fatura o produto. A nota fiscal é emitida diretamente da fábrica para o consumidor e a loja que te vendeu o carro apenas ganha a comissão de venda.
Neste momento as montadoras criaram 2 figuras imaginárias neste mercado:
- O bobo: é o cliente pessoa física que compra o carro na concessionária pelo preço de tabela.
- O esperto: são as pequenas empresas, produtores rurais e o deficiente físico que compra o carro diretamente da fábrica com um belo desconto. Isso ocorre por diminuição tributária ou por incentivo fiscal no caso do PCD (Pessoa com Deficiência).
O bobo sempre vai se dar mal nesta história e o esperto acha que está fazendo um grande negócio.
Contudo existe mais uma figura neste mercado que é o malandro.
O papel do malandro é desempenhado pelas locadoras. Elas compram carros neste mesmo arranjo da venda direta, só que com uma escala absurda, o que as confere alto poder de negociação e ainda com financiamento muito mais barato que o disponível para o bobo e esperto.
As maiores locadoras nacionais são empresas de capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores. Assim sendo, você pode pegar o balanço da maior delas, a Localiza e verificar as fontes de receitas de seu modelo de negócio e conferir que o negócio de venda de seminovos já representa em torno de 60% do total da receita líquida.
A conclusão é que as locadoras são os maiores compradores e vendedores de carros do país.
A consequência disso é que os preços dos usados foram achatados de tal forma pelas lojas de seminovos das locadoras que até os bancos foram prejudicados.
O bobo e esperto quando vão a mercado vender seus carros, estão enfrentando uma depreciação da ordem de 50% do valor do veículo em um período de apenas 2 anos.
Perde os consumidores, perde os bancos que estão vendo suas garantias virarem pó, ganham as locadoras e por fim ainda cria um viciado.
Sim, as montadoras estão viciadas neste modelo e não conseguem mais se livrar disso, pois a sede por vender cada vez mais só pode ser sustentado por um distribuidor com alto poder de escala e distribuição.
As locadoras compram o carro, usam ele o máximo que conseguir por um período de no máximo um ano e depois o coloca para venda com uma boa margem de lucro.
E a consequência é a canibalização dos preços dos usados e muita gente sai perdendo.
Enfim, a Toyota e a Honda não entraram nesta festa e portando os preços dos seus veículos não sofrem deste mal. Além da qualidade de seus produtos, no mercado de usados eles passam por baixa desvalorização.
Acompanhamento de 1 ano
Passado um ano, atingi uma marca importante, já que cumpri mais da metade do planejamento.
O fato concreto é que eu deveria ter aportado um total de R$ 51.000,00 após 12 meses, considerando a meta mensal de R$ 4.250,00. No entanto, consegui somente R$ 49.292,50, o que significa 3,35% abaixo da meta.
Contudo, o valor de mercado das aplicações financeiras teve um excelente desempenho e o valor de mercado está em R$ 59.970,10.
Outro ponto importante a observar é sobre a renda passiva, já que eu coloquei como meta no início desta jornada pagar a metade do carro com dinheiro resultado de operações de investimentos. Neste sentido, a renda passiva já representa R$ 36.589,40 do total das aplicações financeiras do plano de investimento.
Por fim eu adicionei dois novos campos na planilha para ter rapidamente uma informação que me diz como estou em relação a meta.
- Total aportado: Valor total de aportes. Em vermelho se estiver abaixo da meta, verde se estiver acima da meta e azul se estiver com o valor exatamente igual a meta atual de aportes.
- Meta atual de aportes: Meta mensal x quantidade de meses completados.
Conclusão
Apesar de tudo que a gente descobre e que de certa forma desanima, acho que estou bem em relação ao planejamento.
Porém todo planejamento de médio e longo prazo está muito vulnerável a mudanças. Existe muito tempo para que novas variáveis surjam e influenciam no andamento e na viabilidade do objetivo.
Surgiram alguns fatores como um novo reajuste de preços na Honda e Toyota e na próxima atualização eu vou fazer mais um replanejamento como ocorreu a 6 meses atrás.
Caso queira aprofundar um pouco mais nestas questões do mercado de automóveis, utilize os links das fontes abaixo para ver uma análise de especialistas neste assunto.
Fonte: O despertar das montadoras – e o começo do fim para as locadoras…, Montadoras x Locadoras: a Toyota estava certa, A bolha do setor automotivo brasileiro – o bobo, o esperto e o malandro, Secretaria de Estado da Fazenda realiza operação de fiscalização em locadoras de Aracaju.