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Um dos grandes desafios da prática da educação financeira é desenvolver a habilidade de fazer boas escolhas de consumo.
Aliás, educação financeira tem haver com aprender a fazer escolhas inteligente.
Alinhar seus mais intensos desejos consumistas com suas necessidades reais e objetivos futuros é essencial para uma vida financeira equilibrada.
Contudo, o mercado trabalha o tempo todo nas suas emoções para criar em você o desejo de comprar. Os profissionais de marketing e vendas estudam muito para aprender e desenvolver técnicas para convencê-lo de que precisa de tudo e tem que comprar de tudo para ser feliz.
Poxa vida, se ele estudam tanto para tentar capturar nosso rico dinheirinho, porque não estudamos também para aprendermos a nos defendermos melhor e adquirir mais consciência em relação ao que consumimos.
O mês, a semana e a sexta-feira negra
O comércio aproveita das datas especiais para promover ações de marketing para atrair sua atenção.
Entre tantas datas especiais, existem algumas criadas exclusivamente para promover a gastança. A Black Friday é uma destas datas, gringa, direto dos Estados Unidos da América.
Nós EUA esta data (acontece logo depois do feriado de ações de graça) serve para liquidar os estoques para liberar as lojas para a chegada de novos produtos para as vendas do Natal. Já aqui no Brasil, a data é uma mistura de denúncias de fraudes e antecipação das compras de Natal.
Origem do Termo
Nos EUA, a primeira vez que o termo Black Friday (Sexta-Feira Negra) foi usado consta do dia 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.
Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas.
Durante muito tempo o termo foi usado para descrever acontecimentos ruins, geralmente associados a Bolsa de Valores.
O curioso é a criatividade do brasileiro que não contenta só em copiar, mas tem que dar uma bela incrementada. Nos últimos anos passamos a ter ações no mês inteiro (Black Novembro) e também na semana (Black Week).
Se não bastasse, na sequência virá a Cyber Monday e depois o natal. Incentivos para gastar não faltam.
Portanto, tome cuidado para não cair na cilada de comprar somente pelo motivo de estar num clima de promoções ou no falso argumento de que você trabalha tanto e merece.
Procure responder perguntas como:
- Eu preciso deste item agora ou só estou aproveitando uma promoção?
- Qual o impacto desta compra nos meus outros objetivos?
- É interessante eu tentar antecipar algumas das compras de Natal para a Black Friday?
- Eu pesquisei o preço médio do produto ou serviço antes do mês da Black Friday? Realmente está mais baixo que vale a pena comprar agora?
- Está dentro do meu orçamento esta compra?
As nossas decisões de compra acontecem no campo emocional e depois o nosso lado racional entra para justificar. Dito isso, tentar responder perguntas como estas traz mais racionalidade para a decisão e fica mais fácil dizer não caso as respostas para as perguntas não sejam positivas.
Conclusão
Você é livre para fazer escolhas baseadas nas suas necessidades e objetivos ou você deixa que as empresas induzam você a escolher o que elas querem te vender?
Pensar nas consequências que um comportamento consumista pode trazer para seu futuro é uma reflexão necessária nestes momentos de festas para o comércio.
Ainda neste mesmo clima de promoções, as corretoras e distribuidoras de valores também fazem promoções da Black Friday para produtos de investimentos. Isto pode ser uma ótima forma de investir aproveitando melhores taxas de retorno.
Boas opções podem aparecer também na área de educação, principalmente para cursos on-line. Pesquise e compare se os descontos realmente estão valendo a pena. Quem sabe você consegue investir em si próprio com bons cursos e assinaturas a preços acessíveis e com isso crescer profissionalmente ou mesmo pessoalmente.
Por fim, depois de um banho de água fria na sua euforia para sair comprando tudo, só resta desejar boas compras e sucesso nas suas escolhas.
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Fonte: Mais da metade dos brasileiros não tem reserva financeira, Sobre consumo e liberdade, De Onde Vem o Nome Black Friday